terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Organização e Tempo

Finalmente por aqui! Muitos de vocês devem de pensar que eu simplesmente desapareci do mapa dos blogs e que emigrei para um país onde não existe Internet...mas, felizmente, esse não foi o caso. Resolvi então escrever-vos este post, que mesmo sendo um bocadinho deslocado das temáticas que vou escrevendo por aqui, com o objectivo de vos ajudar a não tropeçarem no velho inimigo de todos os seres humanos: o TEMPO, ou falta dele, em particular. 
Sou estudante universitária à quase cinco longo anos. Durante a licenciatura e primeiro ano de mestrado o tempo nunca foi demasiado apertado para estudar ou concluir as minhas tarefas obrigatórias a tempo. Tinha tempo para sair, conviver, para escrever e por aí fora. Contudo este ultimo ano deparei-me com duas tarefas fulcrais para a conclusão do mestrado: o estágio curricular e a temível dissertação. Pensava eu, na minha ingenuidade, que não tendo aulas, iria ter todo o tempo do Mundo para as pequenas coisas que me dão tanto prazer, mas estes dois meses foram uma autêntica montanha-russa, para a qual não estava nada preparada. Simplesmente, tive de estabelecer prioridades e apesar de gostar muito deste cantinho, a verdade é que a escrita criativa é apenas um passatempo que me dá imenso prazer. Daí o meu desaparecimento por estes lados...ao qual pretendo colocar um fim a partir deste mês. E como organizei o meu tempo de forma a sentir-me menos asfixiada e cansada? 

Primeiro comecei por fazer uma lista das coisas que tinha para fazer. Folhas de presenças, fichas quinzenais de estágio, pesquisas para a dissertação e plano de estágio, construção do plano de estágio, assistência, preparação e realização de consultas, entre muitas outras coisas. Depois decidi dividir bem o meu tempo: como tenho de realizar, obrigatoriamente, 12 horas semanais de estágio, optei por fazer 4 horas nos primeiros três dias da semana e conseguir ter dois dias livres para pesquisar e trabalhar no conforto da biblioteca ou do lar. Desta forma, consigo fazer render muito mais a minha capacidade de interpretação mental e satisfazer as minhas metas. Por fim, e o mais importante passo, foi habituar-me a ter um diário de estágio (onde anoto todas as minhas experiências e opiniões) e uma agenda para anotar todas os meus compromissos. Confesso que, ao princípio, me dava uma certa preguiça em escrever manualmente tudo o que experiencio por aqui, mas comecei a aperceber-me que era uma mais-valia para me recordar de determinados acontecimentos para o relatório de estágio.
E, felizmente, com estes três passos, posso dizer que sinto-me mais aliviada por ver tudo bem resolvido por aqui, pois uma mente despreocupada é uma mente feliz e livre para amar, escrever, sentir e experimentar novas coisas, sendo que terei todo o gosto em partilhá-las convosco! 
Esta semana terei por aqui um novo post da Rubrica "Livraria de Bloggers" e estou a trabalhar num especial prendas de Natal, entre outras surpresas...não prometo posts todos os dias, mas espero trazer-vos a melhor qualidade possível sempre que me for possível. Espero que continuem desse lado!


7 comentários:

  1. Boas dicas! Tenho que fazer o mesmo... Sinto-me assim, cansada e asfixiada mas com vontade de fazer tudo e mais alguma coisa.
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo. A falta de aulas fixas faz parecer que se ganha tempo livre, mas na realidade acaba tudo por ser usado, quase, exclusivamente para a tese. Isso também me aconteceu nos últimos meses do meu mestrado. Já tinha terminado as aulas todas e passei basicamente dois meses só a trabalhar para a minha tese. Se eu tivesse feito alguma coisa durante as férias de Natal, se calhar até teria tido umas folgas maiores pelo meio. Mas enfim... Com muita organização lá consegui fazer tudo dentro dos prazos, e ainda ter tempo para ter um vida. Apesar de esta fase exigir mais, como eu basicamente só tinha trabalhos para fazer semanal e não propriamente exames, até que me deixa muitas saudades porque parece-me que ainda tinha tempo e vontade para fazer outras coisas. Agora, de volta mais ou menos à licenciatura e ao pesadelo dos exames finais, chego ao fim do dia e só me apetece dormir :p

    Espero que esteja a correr tudo bem com o estágio e com a tese. Boa sorte para o que te falta de ambos :)

    ResponderEliminar
  3. Como eu te compreendo! Em Janeiro vou 3 longos meses de estágio e infelizmente não posso escolher horários e nem sei se vou ficar perto ou longe de casa! Na minha escola, é obrigatório termos um diário tanto dos dados objetivos e subjetivos do utente como também um outro onde descrevemos experiências que nos marcaram e ambos contam para nota... Enfim! A minha organização desde que criei o blog tem melhorado imenso porque obriguei-me a comprar uma agenda e a programar os posts todos e a entrega dos trabalhos, etc!

    Acho que tens uma organização excelente e espero que te corra tudo bem ;)
    Beijinhos,
    Sara

    ResponderEliminar
  4. é uma dica ótima!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. adorei o post! eu também costumo organizar-me dessa forma :) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Falta de tempo como compreendo isso :(
    Boas dicas mas comigo resulta melhor o calendário do google + telemóvel e bloco de notas para sos ;)

    ResponderEliminar